Doçura

Doçura

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Milagres são reais


" Ele chorou, ele chorou. Obrigada Deus, Pedro chorou "

Era pouco mais de nove horas da manhã de quinta-feira, quando cheguei ao centro cirúrgico para começarmos o procedimento no qual não sabíamos ao certo se era a decisão mais acertada, mas definitivamente era a qual depositamos toda nossa fé.
Teríamos que interromper a gestação da Nani, manter Pedro em seu ventre poderia custar a vida de um dos dois ou de ambos.
A cesariana feita de forma prematura não deixariam mãe e filho isentos de riscos, mas nos daria mais tempo, mais chances de recorrer a outros meios, cuidando dos dois separadamente.
Sabíamos que a Nani teria uma recuperação difícil, devido aos níveis pressóricos elevados ( pressão alta ), a fragilidade dos rins, devido ao grande numero de medicações pra manter Pedro vivo e algumas outras complicações inerentes a seu quadro clínico.
Pedro deveria ter em torno de 600 gramas e todo meu conhecimento cientifico e minha experiência trabalhando em UTI neonatal, me fazia crer que se estivesse munida de uma boa equipe de neonatologia, ele poderia virar dado estatístico (bebes prematuros extremos que sobrevivem), já que estava a duas semanas condenado a morte ainda no útero de sua mãe.
Estava devidamente vestida ao lado da mesa cirúrgica, quando o obstetra iniciou o parto. Meu olhar estava fixo no abdomem da Nani, vendo o bisturi vencer as varias camadas de tecidos e órgãos até chegar ao útero, enquanto minha razão e lógica me preparava pra o que estivesse por vir, meu coração clamava " Deus, estou diante de duas pessoas que amo com todo meu coração e se assim o sinto é porque ainda maior é Seu amor, permite que meu sobrinho viva".
Bebes prematuros extremos como Pedro (que nasceu com 595 gramas e 32 cm), nascem em muitas vezes vivos, com respiração superficial, olhos abertos, batimentos cardíacos fracos, porque estavam em "sofrimento" dentro do útero, então inteligentemente o corpo entende que precisa manter funcionantes os "órgãos nobres" como coração cérebro e pulmão, sendo assim, não tem movimentos nos braços e pernas e ao invés de chorar exprimem gemidos. Nesse momento somo rápidos em nossas condutas, iniciamos a ressuscitação e levamos o mais rápido possível pra UTIN pra iniciar drogas para ajudar coração e pulmão em suas atividades, introduzimos aparelhos para ajudar o bebe. Ao nascer rapidamente fazemos uma avaliação de seu nascimento chamado APGAR que determinará se irá sobreviver e como isso vai acontecer.
Diante de tudo isso que sei e que me é tão frequente no dia-dia, vi Pedro e comecei a contar (ele teria que chorar até que eu chegasse ao numero 5 em minha contagem, se não seu prognóstico seria ruim).
Contei 1, 2, fechei os olhos e pedi mais uma vez " Senhor, me deixa ouvir o choro dele", 3 e Pedro chorou e não parou mais.
Lembra que disse que bebes assim não conseguem se quer chorar?
Pedro chorou, chorou forte e alto, mexia pernas e braços com força e precisão, seu peito expandia, indicando que seu pulmão estava cheio, seu coração batia em ritmo normal. Ele saiu da sala cirúrgica respirando sem auxilio nenhum e foi pra UTIN pra receber cuidados, onde ficará até conquistar 2 quilos.
Eu chorei, durante todo o dia 31/03/2011, eu chorei. Todos em minha casa celebraram esse milagre, foi quando minha mãe carinhosamente me abraçou ja fora do centro cirúrgico e disse: - Filha, porque continua chorando? Estamos felizes e emocionados com tudo que Deus tem feito e ainda fará, mas porque ainda chora?
Eu respondi: -Mãe, vocês não viram o que eu vi. O próprio Deus soprou vida no peito do Pedro, isso foi um milagre, nunca vou esquecer do que meus olhos virão hoje.
Chorei durante muito tempo e ainda sinto as lágrimas brotarem em meus olhos quando relembro daquele momento. Eu nunca vi um nascimento de prematuro de menos de 600 gramas assim, nem nunca ouvi falar.
Pedro não está fora de risco, precisa vencer as infecções que podem vir, mas se antes não duvidava da certeza que o pegaria nos braços, agora tenho razões ainda mais fortes para crer.
A Nani, minha cunhada maravilhosa, está tendo problemas ainda, está sagrando e possivelmente vamos ter que opera-la novamente para conter o sangramento, mas olhar pra ela e ver tanta doçura e serenidade, com apenas 26 anos tem marcas, sequelas em seu coração e seu corpo que o tempo não apagará, mas que tenho certeza que ostentará com tanta força pela luta vencida, que só me resta agradecer.

" Obrigada, Senhor porque sua vontade é perfeita e agradável. Porque sua sabedoria ultrapassa todo entendimento, porque Seus ouvidos estão atentos a nosso clamor, simplesmente por ser Deus. "


Obrigada a todos pelas preces e orações
Beijos carinhosos

2 comentários:

Gheisa disse...

E ai eu começo a chora. Pedro papai do Céu esta cuidando de você.

Ediane disse...

Cuin!!! Eu nunca tinha visto!!!! Mais de um ano depois... Foi assim mesmo!!! Dou graças todos os dias!!! Obrigada pela força!!!! Muiuto emocionante e lindo! Beijos