Doçura

Doçura

domingo, 19 de outubro de 2008

Cena triste


A despedida é algo que entristece. Dificilmente será tomada de total alegria, sempre sentiremos algo se romper, mesmo que a ligação não seja intensa, mesmo que a pessoa ou objecto em questão não nos apresente tamanho apego, um sentimento estranho de perda se faz sentir.

Ela por si só já se faz sofrida e não precisa ser carregada de magoas, de culpas e pesos, as vezes quem amamos continua muito próximo, mas não necessariamente debaixo do mesmo teto que o nosso e o fato de não estar ali no mesmo metro quadrado não significa que deixaram de nos amar ou de fazer parte de nossas vidas.

Parece absurdamente simples e é, não há lógica complicar. O amor e intransferível.

Um pai que deixou sua casa, porque a convivência com a mãe estava complicada ou amor não era suficiente para nutrir uma vida a dois, não quer dizer que os filhos deixaram de queridos, entenda, o amor não e transferível.

Posso amar muitas pessoas e de diferentes maneiras, um amor novo não tem que substituir um amor antigo, ele passa a ser diferente. Jesus falou sobre isso, os grandes filósofos escreveram sobre isso.

Sei, entendo que outros sentimentos estão associados, mas quando não estão? quando unicamente os sentimos se apresentam um de cada vez? Faz parte do crescimento, o seu sofrimento é só seu, sua alegria é só sua, mas não é único a te-los.

Sem falar que o outro também esta vulnerável, não pense que suas palavras e ações não produzem efeito, não pense que o sofrimento que pode causar a alguém é insignificante perto do do seu, tolice pensar assim, egoísmo. Não se pode mensurar dor, estudamos sobre isso é fato, dor, alegria, tristeza, enfim, não são mensuráveis. Na despedida, a perda não e só sua.

Não precisa abaixar a cabeça e aceitar o sofrimento, precisa vive-lo, o que não acho certo e se munir disso pra ferir ou ser vitima.

Todos temos que trabalhar, estudar, pagar dividas, nos endividar mais, ter filhos, ter família ou não ter nada disso.

E quer saber do que mais, não vou ficar aqui dizendo um tanto de cosias que possivelmente já sabe, mas ignora ou se faz assim, ótimo, também não to aqui pra julgar suas ações e muito menos mensurar sua dor.

Desejo amor e carinho.

Nenhum comentário: